O Projeto Letrar nasceu da compreensão de que a alfabetização por si só não é mais suficiente para atender as demandas contemporâneas. 

Em um mundo, centrado na escrita, é essencial que as crianças se tornem letradas, ou seja, capazes de usar a leitura e a escrita no cotidiano e, ainda, compreender sua função social. 

O projeto surgiu em resposta ao afastamento das crianças e dos jovens da leitura devido ao avanço tecnológico, à falta de incentivo de muitas famílias, incapacitando-os a desenvolver habilidades de ler, escrever e ir além de um simples decifrar de códigos. 

O Letrar irá desenvolver habilidades que estimulam o raciocínio, melhoram o vocabulário, aprimoram a capacidade interpretativa, ensinando ler, lendo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre várias temáticas.

 

NOSSO PROPÓSITO

MISSÃO

Ensinar a ler e a escrever num contexto no qual a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida da criança.

 

VISÃO

Fomentar o amor pela leitura, cultivando mentes curiosas e autocríticas.

 

VALORES

Excelência Literária. Memórias Afetivas. Educação Respeitosa.

 

QUEM ESTÁ POR TRÁS DO PROJETO?

JACKELINE VIONE

Fundadora, com mais de 40 anos atuando na área da educação, Jackeline é a visionária por trás das práticas educacionais do Letrar. Seu currículo contém desde formação em Magistério, até a especialização em Planejamento e em Gestão Educacional.  Sua missão é ir além das salas de aula tradicionais, construindo memórias que não só acompanham os pequenos ao longo da vida, como também contribuem para a formação de seu caráter.

 

 

JOSÉ RODOLFO DE BRUM

Co-Fundador, traz uma rica bagagem de licenciatura em Letras, além de especialização em Interdisciplinaridade e Orientação Educacional. Com anos dedicados à direção escolar, ele é o estrategista da equipe, moldando a visão do Letrar com comprometimento e seriedade. Sua jornada, como ávido leitor, desde a infância, o inspira a estimular o hábito de ler, acreditando que as palavras têm o poder de transformar pensamentos e vidas.

 

NOSSOS PARCEIROS

 

NEUSA COSTA

Graduada em Letras com especialização em Literatura Brasileira. Ao ministrar aulas, dirigia projetos de leitura, com crianças da comunidade, vislumbrando o prazer em conhecer o mundo encantado que os livros oferecem.  Além da possibilidade de desvendar os mistérios que a literatura infantil possibilita ao aluno e dar início à preparação para a vida adulta.

 

 

 

ELISANDRA SEVERO MONTEIRO

G​raduada em Pedagogia, com especialização em Gestão Escolar, em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia. É casada e mãe de dois filhos. Possui experiência em sala de aula, atuando da educação infantil até os anos iniciais, em escolas públicas e privadas. Atualmente, trabalha com Atendimento Educacional Individualizado e Clínico. 

 

 

 

PAOLA MARTINS

Licenciada em Pedagogia e especialista em Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas. Professora dos anos iniciais, apaixonada pelas histórias e viagens fantásticas, com as quais os alunos experienciam, ao abrir um livro e viajar pelo encantamento e pela magia de um mundo cheio de imagens e cores.

 

 

 

 

PROFESSOR E ESCRITOR, RONALDO PRESTES GOMES

Atua na rede privada e pública, desenvolvendo projetos de incentivo à leitura. Como escritor, lançou quatro livros: o primeiro, de poesias e os outros de literatura infantil. Coordena a Biblioteca Comunitária "Um caminho para a Leitura". Em 2022 foi escritor homenageado na Feira do Livro de Manoel Viana/RS, em 2023, patrono da Feira do Livro de Santiago/RS. Lançou suas obras em diversas cidades da região. Atua como contador de histórias em escolas e entidades literárias. Além de coordenar a produção de livros, Ronaldo é presidente da Casa do Poeta de Santiago.

 

 

 

LUCIANE UBERTI SEVERO

Mãe do João Pedro, graduada em letras /inglês, com especialização em psicopedagogia. Atua na rede municipal e privada com língua inglesa, arte e contação de história. como escritora lançou um livro "filho do coração", na 22° feira do livro virtual de Santiago de 2020, onde foi patrona. Apaixonada por arte e teatro ganhou troféu de melhor atriz coadjuvante do primeiro Santiago encena. Continua trabalhando e incentivando crianças nessa arte maravilhosa de leitura e encenação.